Empreendedorismo

A maior riqueza de Angola é a sua população!

Amilcar tchinguelessy dando um oí
Amilcar Tchinguelessy
#
min de leitura

Antes que questione qual é a minha intenção por ter escolhido o tema do artigo para este mês, deixa-me dizer-te que: parte do nosso aprendizado consiste em relembrar aquilo que já sabemos, e o facto de achar que sabemos determinadas coisas nos deixa imersos a mudanças profundas.

O crescimento de Angola

Nasci e cresci em Angola, e se nunca leste o meu livro “Como aprender para empreender” convido-lhe a procurar e ter um contacto prévio com a obra. Parte da minha formação académica foi feita em Angola, nomeadamente o ensino de base até ao ensino médio.

Sempre aprendi que Angola era um país grande e belo com riquezas naturais em seu solo e subsolo.

Dentre os recursos minerais, se destacam o rei petróleo e o brilhante diamante. Deve ser por esta razão que concentramos toda a nossa energia, knowhow e parcerias a fim de dinamizar e intensificar cada vez mais a indústria.

A verdade é que ao longo de todos esses anos, Angola apenas cresceu e digamos que, não desenvolveu.

A nação de Angola

Mas o viés que queremos trazer aqui é que, aquilo que sempre aprendemos e o que comprovamos é que Angola até tem riqueza, mas a maior riqueza de qualquer nação não são os recursos naturais, e sim as pessoas.

Todas as nações que se constituíram fortes investiram fortemente nas pessoas (população). Se percebêssemos esse insigth mais cedo, talvez teríamos uma outra história e talvez outro destino.

Já alguns intelectuais apontaram que, talvez, o maior vilão do nosso desenvolvimento seja a nossa riqueza. Convenhamos que esse facto, nos deixou conformados e naturalmente dependentes.

Hoje fala-se tanto em mudança de paradigma, em alternância política e administrativa, diversificação da economia, autarquias e entre outras coisas, mas a verdade é que de nada isso vai adiantar, se não olharmos as pessoas como os agentes activos e impulsionadores da mudança.

Nações fortes investiram nas pessoas!

O crescimento e desenvolvimento se tornou consequência de suas políticas instrumentalizadas.

Concluindo

Quero com esse artigo dizer que devemos apostar e investir nas pessoas porque no final das contas, tudo fica em torno da procura da felicidade.

Uma nação forte é uma nação feliz.

Do seu lado espero que gostes e comentes.

Até o próximo artigo.

Atchinguelessy

Amilcar tchinguelessy dando um oí
Amilcar Tchinguelessy
Business Coach

Estou aqui para compartilhar minha experiência e ajudar você a trilhar seu próprio caminho de sucesso.