Empreendedorismo

Gestão da cultura do medo

Amilcar tchinguelessy dando um oí
Amilcar Tchinguelessy
#
min de leitura

Várias frases em torno da busca de um tipo de liderança mais assertiva têm se cogitado ao longo da história da Administração, por esta razão, premissas como: “o Líder tem que ser respeitado ou temido” vão ganhando cada vez mais força no mundo corporativo.

Você já sentiu medo de ir trabalhar? Ou medo de falar as coisas que pensa no ambiente de trabalho?

No artigo de hoje vamos falar sobre a Cultura do Medo e como pode ser prejudicial para a empresa inteira. Além disso, vamos ressaltar a importância do ambiente saudável para os colaboradores! Vamos lá?

O que é a Cultura do Medo?

Podemos definir a Cultura do Medo como uma forma de agir que a empresa coloca sob seus colaboradores. Podem funcionar como ameaças, boicote e represálias.

Um exemplo bem claro disso, é quando alguém ameaça o colaborador com demissão caso não faça determinada atividade, ou então até o uso da pressão psicológica, ou seja, utiliza do medo para deixar seus colaboradores “na linha”.

E essa Cultura do Medo pode ser facilmente reconhecida em diversas empresas, então cuidado! Será que você, como gestor e administrador, não está criando um ambiente tóxico? É sempre bom reavaliar seus métodos de gestão!

A Cultura do Medo está ligada ao ambiente de trabalho, onde podemos encontrar a pressão psicológica de “se você não bater a sua meta, será demitido!” então o colaborador gasta muita energia para bater a meta, mas o custo disso é a sua saúde mental e física, podendo ficar totalmente esgotado, levando ainda até outros tipos de complicações, como o bournout por exemplo.

Podemos também falar sobre aqueles colaboradores que têm medo de relatar eventos ruins que podem ter passado (dentro ou não da empresa), por medo de não serem compreendidos ou sequer escutados.

Em empresas que costumamos ver a Cultura do Medo instaurada, observamos uma competitividade entre os colaboradores, onde é cada um por si, já que ajudar a equipe fará com que o seu trabalho individual não seja reconhecido, gerando a sensação de que não está agregando em nada e será demitido se seu gestor notar a “falta” do seu trabalho.

O que um ambiente de trabalho saudável pode trazer de benefícios?

Agora que você já sabe identificar um ambiente de trabalho tomado por pressão e medo, vamos falar sobre como um ambiente de trabalho saudável só tem a agregar em uma empresa.

1. Saúde mental para os colaboradores

Não é de hoje que vemos cada vez mais pessoas tendo a síndrome de burnout. Pensando nisso, é muito importante desenvolver um ambiente calmo e tranquilo, para que a saúde mental dos seus colaboradores seja preservada! Ao preservar a saúde mental da sua equipe, o ambiente de trabalho sempre terá sempre uma boa vibe.

2. Cooperação entre o time

Um ambiente saudável fará com que as relações interpessoais entre os colegas de trabalho cresçam! Ter amigos no trabalho pode fazer com que o medo de falar de suas opiniões seja reduzido, gerando confiança entre a equipe e fazendo com que a resolução de um problema seja feita com o apoio de todos!

3. Aumento da produtividade

Hoje, todas as pessoas esperam ser felizes com seus trabalhos, já que passam uma grande parte do dia em seus empregos. Então, nada melhor do que amar aquilo que faz e ter prazer com isso. Um ambiente estressante e cheio de pressão fará com que o colaborador nem queira ir trabalhar no dia seguinte, reduzindo a produtividade, e talvez, lá na frente, suas metas não sejam alcançadas.

Ambientes tranquilos geram colaboradores produtivos e engajados!

4. Descontração e pausas

Mesmo que, com todos os esforços, sua empresa ainda mantém seus colaboradores estressados, tente propor atividades educativas e de recriação durante a semana, como por exemplo, comemorar a festa de aniversário de algum colaborador, fazer uma competição saudável com jogos e diversão, ou até mesmo pausas durante o dia para discutir assuntos interessantes.

5. Não incentive o medo!

Às vezes o óbvio precisa ser dito! A melhor forma de se livrar da Cultura do Medo é fazendo ações para conquistar a confiança dos colaboradores, além de mostrar para eles, que são livres para conversar e dar opiniões sobre determinados assuntos, sem ter a pressão de o tempo todo pensar que irá ser demitido.

Concluindo

É importante que com este assunto, você como líder e gestor, tenha plena noção de que com toda certeza os integrantes do seu time amam o que fazem, então, não torne o sonho e prazer deles em um verdadeiro pesadelo!

Observe o seu ambiente de trabalho e transforme-o em um ambiente livre do medo.

Amilcar tchinguelessy dando um oí
Amilcar Tchinguelessy
Business Coach

Estou aqui para compartilhar minha experiência e ajudar você a trilhar seu próprio caminho de sucesso.