Todos nós temos aquele dia em que não queremos fazer nada, e não há mal nenhum em tirar um dia de folga para relaxar e descansar, o problema é se essa "folga" se tornar um hábito e você deixar de fazer suas obrigações e tarefas.
Por isso, neste artigo, você irá acompanhar algumas dicas de como ser produtivo e escapar do mal chamado "procrastinação".
O que é procrastinação?
Em poucas palavras, a procrastinação pode ser definida como “deixar para depois”.
A procrastinação pode acontecer tanto conscientemente, quando você pensa “ah, depois eu faço” ou até mesmo de forma inconsciente.
A grande verdade é que a procrastinação pode atrapalhar (e muito) na sua rotina de obrigações.
Já imaginou deixar para depois um trabalho da sua empresa (que é super importante) e ser cobrado por isso? Ou então deixar de aproveitar um dia com a família e amigos, porque está atrasado com suas tarefas por ter procrastinado lá trás?
A procrastinação pode desencadear muitos outros problemas e afetar a sua saúde mental, trazendo até a ansiedade para o jogo. Seguindo o exemplo acima, imagine que está fazendo suas atividades atrasadas por ter procrastinado, com toda certeza a sensação vai ser horrível. A ansiedade e o estresse podem tomar conta de você, sem contar toda a “culpa” que vai sentir e certamente ficará se perguntando “porque não fiz isso antes?”.
Todos nós adoramos passar um tempo fazendo o que gostamos, assistir um filme, jogar um jogo e entre outras coisas, e justamente por fazer atividades prazerosas e sentir vontade de estar livre para realizá-las, faz com que a procrastinação apareça constantemente. É neste momento que você tem que começar a mudar e perceber as coisas que estão te fazendo deixar de ser produtivo e realizar suas tarefas.
Como fugir da procrastinação
1. Identifique o que está te fazendo ser procrastinador
Comece pensando: o que está me fazendo querer deixar de realizar minhas atividades?
Identifique o que você gostaria de fazer e anote. Fazendo isso, você começa a conhecer a si mesmo e suas vontades que estão tomando proporções que não deveriam.
Está com vontade de sair de casa? Assistir um filme? Jogar com os amigos? Separe um tempo para fazer isto após as atividades realizadas.
2. Comece a organizar as suas atividades
Organizar suas tarefas diárias é um bom processo para melhorar a sua produtividade. Com as anotações feitas, você pode determinar um tempo médio de realização e assim, se sobrar um tempo livre, poderá fazer o que deseja e não se sentirá culpado ao fim do dia, por ver que não fez nada do que anotou.
Liste as prioridades do seu dia, estabeleça objetivos claros para si mesmo.
3. Comece devagar e aos poucos
Não vai adiantar nada tentar fazer tudo no mesmo dia. Pegar o hábito de ser produtivo e menos procrastinador leva um tempo, então não deposite toda a sua energia em uma grande lista de tarefas se irá ficar exausto depois.
Comece com uma lista pequena, e observe como se sente ao realizá-las. A sensação de dever cumprido deve ser comemorada.
4. Foco nas atividades
Uma coisa importante e que não pode faltar é o foco que você deve ter nas atividades, por isso, quando você determinar um tempo para realizar as suas tarefas, experimente tirar as coisas de perto que podem te distrair, seja o seu celular, música ou algum programa que você acompanha.
Concluindo
Para concluir este artigo, vale ressaltar e lembrar que ser produtivo não significa fazer 1001 coisas durante o dia, e sim ser capaz de gerenciar suas atividades para realizá-las em ordem, de modo que seus dias fiquem leves e menos estressantes. A produtividade deve ser encarada como uma forma saudável de realizar suas responsabilidades.