O que é ser um bom líder e gestor? O que realmente é importante para ser considerado um líder consciente de suas ações e tarefas? O que ter consciência tem a ver com liderança e gestão? Vamos abordar todos esses temas no artigo de hoje!
O que é liderança consciente?
A liderança consciente, como o próprio nome já sugere, é ter consciência de que seus atos e ações impactam tanto no seu trabalho quanto no trabalho dos seus colaboradores, bem como na empresa também. Desenvolver essa consciência é um trabalho que leva tempo, mas não é impossível de ser adquirido, já que para ter uma consciência sobre suas ações, uma série de soft skills precisam ser desenvolvidas, como por exemplo:
- Confiança
- Empatia
- Boa comunicação
- Delegação de tarefas
- Reconhecer talentos
- Preocupar-se com a evolução da sua equipe
- Transparência
- Entre outros
Como posso me tornar um líder consciente?
Para começar esse passo em seu crescimento pessoal e profissional, você precisa começar a observar o ambiente ao seu redor, assim como observar como as atividades da empresa estão sendo realizadas.
Observando esses pontos, você poderá começar a ver coisas que podem ser melhoradas e otimizadas. Para o lado dos colaboradores, você pode vir a conhecer processos ineficientes que são feitos, ou até descobrir falhas que não sabia, falhas essas que podem ser resolvidas e otimizar muito mais o tempo de toda a equipe. Além disso, você pode descobrir a capacidade e proatividade de pessoas do seu time e realocá-las de acordo com suas experiências de trabalho, tornando o time mais eficaz, motivado e feliz com o trabalho.
Lembre-se: ser líder não te torna uma pessoa sozinha, ser o líder de uma equipe significa que eles estão dispostos a confiar em você para guiá-los, por isso, se o trabalho não está de acordo com o que você esperava ou com muitos problemas, agende reuniões semanais para começar a melhor as coisas, passo por passo.
Ajude seu time também, ofereça treinamentos e palestras!
Com essas reuniões e resolução de problemas, você, além de ajudar a sua equipe, estará desenvolvendo várias das soft skills que foram citadas acima, como o reconhecimento de talentos, empatia, comunicação e mais.
Todos podem ser conscientes
Muita gente ainda associa a palavra “líder” com pessoas altamente capacitadas e com cargos altos, mas a verdade é que qualquer pessoa, seja o líder ou o colaborador pode se tornar consciente e ajudar a empresa a ser mais organizada, didática e eficiente.
Em uma empresa, todas as pessoas importam, e se você está sob a liderança de alguém, saiba que a empresa gira por sua causa também.
Na hora de um colaborador ser consciente e se comunicar com os superiores sobre falhas em processos, as soft skills que precisamos é a boa comunicação e proatividade, já que, mesmo não sendo sua total obrigação avisar sobre lacunas de ineficiência, você está optando por abrir os olhos e fazer algo em relação ao que te incomoda.
Isso é ser consciente: ser responsável e proativo o suficiente para fazer algo.
Concluindo
Agora é a sua vez de se tornar consciente e melhor a gestão e os processos da sua empresa.
Envie este artigo para os seus colegas de trabalho!